segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A polemica debate sobre transgênicos reacende na comunidade Europeia



Um estudo realizado pelo cientista francês Gilles-Eric Seralini sobre efeito dos transgênicos reacendeu a polemica na comunidade Europeia sobre o assunto.
Segundo esse estudo, ratos alimentados com produto  geneticamente modificados (Milho) morrem antes e sofrem de câncer com mais frequência do que os demais roedores. Baseado em observações de longo prazo, chegou à conclusão de que os ratos alimentados com milho transgênico sofrem tumores cancerígenos e morrem mais cedo.
A doença se manifestou com de forma e velocidades diferentes dependendo do sexo do animal utilizado no experimento, os tumores aparecem nos machos na pele e nos rins no período de até 600 dias antes de surgirem nos ratos não alimentados com produtos transgênicos, nas fêmeas aparecem nas glândulas mamárias, em média, 94 dias antes naquelas alimentadas com transgênicos.
Os estudos anteriores sobre efeitos dos organismos geneticamente modificados eram baseados nas observações de até 90 dias. A Associação Francesa de Biotecnologias Vegetais, favorável à utilização dos organismos geneticamente modificados, reagiu à publicação do estudo, assegurando que até agora nenhuma pesquisa revelou efeitos tóxicos em animais.
“A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) considerou insuficiente o estudo sobre a toxicidade dos organismos transgênicos (OGM) realizado pelo cientista francês Gilles-Eric Seralini e pediu mais informações para que possa adotar uma posição sobre o tema”.

Fonte: www.opovo.com.br, 04/10/2012.


Questões
Gráficamente como essa noticia influenciará a demanda de produtos geneticamente modificados?
O que acontecerá com o preço e quantidade demandada dos produtos geneticamente modificados?

33 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. - A demanda desses produtos irá reduzir já que a população não irá querer consumir um alimento que traga riscos à saúde.
    - O preço desses produtos provavelmente irá reduzir , assim como a quantidade demandada destes produtos pelo mesmo motivo descrito acima (as pessoas naão vão consumir algo prejudicial à saúde).

    ResponderExcluir
  3. O gráfico ficaria de forma negativa independente do preço atribuído.
    O preço pode vir a cair e a quantidade demandada irá reduzir.

    ResponderExcluir
  4. com o fato de poder trazer males a saúde o preço irá cair e diferente do esperado pela lei da demanda, a quantidade demandada também irá cair, assim o gráfico perderá sua inclinação negativa.

    Tanto o preço quanto a quantidade demandada podem vir a cair.

    ResponderExcluir
  5. Se temos a informação de que algo(alimento) não trás benefícios à saúde,paramos ou reduzimos o consumo. Considerando este fato, possivelmente o consumo dos transgênicos irá cair. Se algo não é procurado,o seu preço cai também (lei da oferta e da procura),logo haverá uma redução de consumo,e uma queda de preços.

    ResponderExcluir
  6. O grafico ficara negativamente inclinado, pois a demanda desse produto ira reduzir.

    Tanto o preço quanto a quantidade demanda sera reduzida.

    ResponderExcluir
  7. Sim,graficamente sera inclinado resultando em negatividade,por conta da demanda que sera reduzida.O preço dos produtos transgenico ira reduzir e a demanda tambem.

    ResponderExcluir
  8. O gráfico se deslocará para a esquerda, pois depois da notícia sobre o efeito negativo dos transgênicos, o gosto do consumidor irá diminuir. Então, consequentemente, a quantidade demandada também cairá, fazendo o produtor se obrigar a diminuir o preço do produto geneticamente modificado que é comercializado.

    ResponderExcluir
  9. Concordando com meu colega,Walisson e os demais,o gráfico se deslocará para a esquerda,em vista da noticia exposta os consumidores deixarão de consumir um produto que venham a lhe trazer malefícios,ou seja a demanda cairá.O preço dos produtos com a baixa demanda,acredito que,cairá.Consecutivamente a quantidade demandada também.

    ResponderExcluir
  10. 1. O gráfico sera negativamente inclinado correspondendo a Lei da demanda, o que influência em um dos determinantes da demanda que é o gosto. E consequentemente reduzirá a quantidade demandada deslocando a curva de demanda para a esquerda.

    2. Tanto o preço como a quantidade demandada ira reduzir por que a curva de demanda se deslocará para a esquerda.

    ResponderExcluir
  11. A demanda desses produtos irá diminuir, pelo fato dos consumidores terem a informação negativa(traz malefícios a saúde)a respeito dos produtos transgênicos, terá menos compradores e o gráfico de demanda tende a ir para esquerda.
    O preço tende a diminuir, mas a quantidade demandada não irá aumentar, pois a informação negativa irá afetar na relação entre preço e demanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de se esperar que a população consuma menos alimentos transgênicos e consequentemente a curva de demanda se desloque para esquerda.

      Como o gosto do consumidor é um fator condicionante da demanda e a população deverá reduzir o consumo, implica que a quantidade demandada deve cair mesmo que o preço permaneça constante.

      Excluir
  12. Esta informação negativa sobre os alimentos transgênicos irá ocasionar a diminuição na demanda desses produtos, mesmo que o preço permaneça constante. Desta forma a curva de demanda irá se deslocar para esquerda.

    ResponderExcluir
  13. -Com a notícia negativa a tendência é que a curva de demanda vá para esquerda.

    - Essa noticia negativa irá diminuir a quantidade demandada, mesmo que o preço venha a diminuir o consumidor não irá procurar o produto já que é prejudicial a saúde.

    ResponderExcluir
  14. 1) Mesmo sendo necessário mais estudos a respeito dos riscos dos produtos transgênicos à saúde , essa informação poderá influenciar negativamente na demanda do consumidor, fazendo com que a curva de demanda se desloque para esquerda.
    2) A tendência é que o preço diminua, assim como a quantidade demandada.

    ResponderExcluir
  15. Essa notícia influenciaria totalmente a aceitação desses produtos, com isso a demanda cairia bruscamente, visto que ninguém escolheria consumir algo com possíveis malefícios! O preço cai e a quantidade demandada também.

    ResponderExcluir
  16. 1.Essas informações vão influenciar negativamente na demanda, portanto a curva de demanda vai se deslocar para a esquerda.
    2. Com relação ao preço, esse vai dimunir e a quantidade demanda também.

    ResponderExcluir
  17. Com essa notícia provavelmente a demanda irá diminuir, pois a população ficaria com medo de comprar este produto. O preço vai diminuir, e a quantidade demandada também.

    ResponderExcluir
  18. 1. A curva de demanda irá se deslocar para a esquerda, mostrando que mesmo que o preço caia a quantidade demandada também irá cair.
    2. Contrariando a lei da demanda que diz que: quanto menor o preço, maior a quantidade demandada, ceteris paribus. aqui mesmo que o preço caia a quantidade demandada não vai aumentar pois a situação não está mais ceteris paribus pois o gosto dos consumidores mudou.

    ResponderExcluir
  19. a)O grafico ficaria negativamente inclinado,pois haveria uma redução pelo produto,demanda cai.
    b)preço e quantidade demandada cairá,se deslocando pra esquerda

    ResponderExcluir
  20. Graficamente a curva da demanda iria se deslocar-se para baixo. O preço e demanda caem.

    ResponderExcluir
  21. 1. De acordo com estudos realizados em ratos, que é o animal onde o organismo reage parecido co o do humano, foram apontados riscos tóxicos à saúde com presença de tumores cancerígenos, sendo assim, a curva de demanda se deslocará negativamente, pois o alimento tra riscos à saúde, afetando na redução da quantidade demandada.

    2. Independentemente de o preço reduzir, a demanda cai, pois os alimentos trazem riscos tóxicos à saúde.

    ResponderExcluir
  22. 1) Nos países onde as populações são mais esclarecidas haverá uma redução na quantidade consumida de produtos geneticamente modificados. Nesses países a demanda tenderá a cair. Graficamente a curva de demanda recuará para a esquerda. Já nos demais países (principalmente os mais pobres) a curva de demanda continuará igual.

    2) O preço dos produtos deverá cair um pouco para tentar manter a mesma quantidade demandada.

    (Fabio de Queiroz Fernandes - Zootecnia - 340224)

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. A notícia irá ocasionar o deslocamento da curva de demanda para a esquerda, pois a quantidade demandada por produtos transgênicos se tornará menor. Sendo que o preço tende a reduzir numa tentativa de manter a quantidade demandada originalmente.

    Cleonice Nogueira de Sousa - Agronomia - 336133

    ResponderExcluir
  25. Influenciará deslocando a curva de demanda para a esquerda.
    A quantidade demandada cairá, consequentemente, visando alcançar a quantidade demandada anterior, os preços também cairão.

    ResponderExcluir
  26. a)graficamente a curva de demanda se deslocara para a esquerda.

    b)preço e quantidade demandada cairão

    ResponderExcluir
  27. 1) A notícia faz com que a demanda venha a cair, fazendo com que a curva se desloque para a esquerda.
    2) A quantidade demandada e o preço irão cair.

    ResponderExcluir
  28. 1 - Negativamente, a curva da demanda se deslocará para a esquerda.
    2 - A quantidade demandada irá diminuir; assim como o preço, como forma de tentar suprir esta queda na quantidade demandada.

    ResponderExcluir
  29. O gráfico se deslocará para a esquerda, devido a notícia negativa sobre os transgênicos, os consumidores, diminuirão o consumos desses produtos, ocasionando uma queda na quantidade demandada, forçando o produtor a diminuir o preço de venda do produto transgênico!

    ResponderExcluir
  30. 1. A demanda vai diminuir, com isso haverá o regresso (vai pra esquerda).
    2. O preço e a demanda irão diminuir.

    ResponderExcluir
  31. 1. A curva se desloca para a esquerda.
    2. A quantidade demandada irá diminuir e o preço também irá diminuir.

    ResponderExcluir