segunda-feira, 21 de maio de 2012

Preço da soja atinge recorde em Mato Grosso do Sul - MS


       Mesmo com uma quebra de 10,4% da safra de soja em Mato Grosso do Sul, os produtores regionais estão felizes. O motivo é porque a quebra foi mundial, e resultou em um aumento recorde no preço do grão em todo o mundo. Em um ano, entre Maio de 2011 e o Maio de 2012, o valor da saca de 60 quilos cresceu 45,5%. O aumento é resultado das perdas registradas nesta safra 2011/2012 nos três maiores produtores mundiais do grão: Brasil, Argentina e Estados Unidos. Juntos, perderam 26 milhões de toneladas de soja, praticamente 10% de toda a produção vendida na safra passada. A combinação de aumento de preço da Soja com a valorização do dólar terão efeitos econômicos relevantes para os exportadores brasileiros da Soja.
Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br acesso 18/05/2012.

Questão:

       1) Como a valorização do dólar afeta aos produtores brasileiros?

   2) Que outros fatores macroeconômicos - além da política cambial, podem afetar a competitividade do agronegócio brasileiro? Explique como.

22 comentários:

  1. 1 - Trata-se da política cambial, com a valorização do dolar o real desvaloriza o que favorece a exportação então os produtores brasileiros vão exportar mais.

    2 - A política fiscal, que com os gastos do governo controla os tributos, favorecendo assim aos produtores. A política monetária, que controla a oferta de moeda e a taxa de juros, controlando assim a valorização do real favresendo as exportaçãoes.

    ResponderExcluir
  2. 1- A questão da valorização do dólar se torna de grande importância para os produtores, pois irão lucrar mais com as exportações, mas pro outro lado, há uma desvalorização do real, o que implica em um maior custo na hora de importar algum produto ou tecnologia, tudo isso retrata a política cambial.

    2- A política monetária é uma delas por controlar a moeda e taxas de juros e a política fiscal é a outra que através dos gastos governamentais controla os tributos.

    ResponderExcluir
  3. Danielle N. Coutinho

    1. Se o dólar está valorizado, haverá um aumento das exportações, devido a consequente desvalorização do real.

    2. Também podem influencia, a Política Monetária, que atua sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros, controlando todo o sistema econômico, bem como a Polática Fical, na qual o governo influencia a economia mudando a maneira que o governo gasta e coleta dinheiro com o intuito de estabilizar a economia do país.

    ResponderExcluir
  4. 1- Com o a valorização do dólar ocorre o aumento das exportações(commodities)deixando os produtos mais baratos no mercado externo.

    2- Tributação elevada,falta de politica de renda para o campo,taxas de juros elevadas

    ResponderExcluir
  5. 1) Como a valorização do dólar afeta aos produtores brasileiros?

    Vai haver aumento das exportações, logo os produtores irão exportar mais.

    2) Que outros fatores macroeconômicos - além da política cambial, podem afetar a competitividade do agronegócio brasileiro? Explique como.

    A política monetária, controlando a oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo.

    ResponderExcluir
  6. 1) Com a valorização do dólar, há uma desvalorização do real em relação ao dólar, o que favorece as exportações.

    2) O que influencia diretamente na competitividade de um produto é o preço ou a qualidade. Para se ter um produto de qualidade, gasta-se mais. Quanto maior for o investimento, a tendência do produto ser melhor também é melhor, e o preço pode até ser menor.

    ResponderExcluir
  7. 1) A valorização do dólar afeta os produtores brasileiros exportadores de soja devido o fato de que esta é a moeda circulante no mercado de exportação, então ao vender a produção em dolár, quando posteriormente faz-se a conversão para o real há um ganho. Então, a valorização do dólar incentiva a exportação.
    2)Que outros fatores macroeconômicos - além da política cambial, podem afetar a competitividade do agronegócio brasileiro? A quantidade de produtores em outros países que competem pelo mercado do mesmo produto para exportação, a oferta deste produto que pode ser afetada por perdas de safra.

    ResponderExcluir
  8. 1 - Com a valorização do dolar o real fica desvalorizado, o que beneficia a exportação, então os produtores brasileiros vão exportar mais.

    2-Pode influenciar a Política Monetária,atuando na quantidade de moeda em circulação e nas taxas de juros, controlando o sistema econômico.

    ResponderExcluir
  9. 1) Com a valorização do dólar, há uma consequente desvalorização do real, favorecendo o aumento das exportações, assim os produtores brasileiros exportadores de soja vão ter um ganho no preço da soja que foi exportada já que esta tem seu preço de venda em dólar.
    2) A política fiscal, a política monetária e a taxa de juros.

    ResponderExcluir
  10. 1) Com a valorização do dólar, há uma consequente desvalorização do real, favorecendo o aumento das exportações, assim os produtores brasileiros exportadores de soja vão ter um ganho no preço da soja que foi exportada já que esta tem seu preço de venda em dólar.
    2) A política fiscal, a política monetária e a taxa de juros.

    ResponderExcluir
  11. Janaina Castro
    1. A valorização do dólar afeta os produtos brasileiros porque ocorre uma desvalorização do real, ou seja, há um aumento nas exportações.

    2. A Política monetária que atua sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

    ResponderExcluir
  12. Alini Mari Veira

    01. Devido a valorização do dólar o real fica desvalorizado e as exportações aumentam.

    02. A política monetária por controlar a moeda e taxas de juros.

    ResponderExcluir
  13. Heitor Chaves

    01- Com a valorização do Dólar, haverá uma desvalorização do real, então ocorrerá um aumento na exportações.

    02- Outro fator que pode afetar é a política monetária, pois com o controle dos tributos, afetará os produtores positivamente.

    ResponderExcluir
  14. Anderson Silva Pereira

    1.A valorização do dólar, fará com que os exportadores lucrem mais, já que a soja será comercializado pelo valor do dólar, assim os produtores serão beneficiados.

    2. Política Monetário, pois regula taxas de juros e a moeda em circulação.

    ResponderExcluir
  15. Anderson Silva Pereira

    1. Com a valorização do dólar os exportadores serão beneficiados já que a soja será comercializada pelo preço do dólar, o lucro será maior.

    2. Política monetário, pois regula juros e a moeda em circulação.

    ResponderExcluir
  16. 1. O aumento do dolar levará a um aumento nas exportações já que assim desvalorizará o real e diminuirá as importações.

    2. O que afetaria seria a politica monetária que afetará os produtores com o controle de tributos.

    ResponderExcluir
  17. 1. Com o aumento do dolar dará se um aumento nas exportações já que desvalorizará o real e vai ocorrer uma diminuição das importações.

    2. Afetaria a politica monetária que consequentemente afetará os produtores.

    ResponderExcluir
  18. 1-) Aumentando o dólar haverá mais exportações, uma vez que o real será desvalorizado e as importações diminuiram.
    2-) A política monetária, devido a regulação de taxas e a moeda circulante.

    ResponderExcluir
  19. 1-) Com a valorização do dólar, o real será desvalorizado. Logo, os produtores brasileiros irão exportar mais.

    2-) Outros fatores macroeconômicos seriam a política monetária e a política fiscal. A primeira atua sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros, controlando todo o sistema econômico. Já a política fiscal controla (feito pelo governo) os tributos favorecendo os produtores.

    ResponderExcluir