segunda-feira, 14 de maio de 2012

O PIB do Brasil, 2011


O PIB do Brasil no ano de 2011 cresceu 2,7% em relação ao ano anterior. Em função deste crescimento, o PIB per capita alcançou R$ 21.252 em valores correntes.
A Despesa de Consumo das Famílias cresceu 4,1%; tal comportamento foi favorecido pela elevação de 4,8% da massa salarial dos trabalhadores em termos reais, e pelo acréscimo, em termos nominais, de 18,3% do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas. A Despesa do Consumo da Administração Pública aumentou 1,9%. A Formação Bruta de Capital Fixo, por sua vez, apresentou expansão de 4,7%. No âmbito do setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram crescimento de 4,5%, enquanto que as Importações de Bens e Serviços se expandiram em 9,7%. A valorização cambial ajuda a explicar o maior crescimento relativo das importações.


Questões:

1)      Como o aumento no consumo das famílias afetam o PIB?
2)      Qual a relação entre PIB e a importação e como a taxa de cambio influencia a balança comercial (Exportações menos Importações)?

19 comentários:

  1. 1)Porque parte do PIB é devido ao consumo de bens e serviços demandado pelas famílias, então um aumento no consumo afeta positivamente (aumentando) o PIB.
    2)A relação entre PIB e importações é que se as importações aumentam, diminuem o valor do PIB, pois é dinheiro que está sendo investido fora do país. A taxa de cambio influencia na balança comercial de acordo com a valorização e desvalorização da moeda. Se a moeda nacional está valorizada, então a importação aumenta porque o dolar vai estar mais barato, e isso afeta negativamente no mercado brasileiro para exportações. Se nossa moeda estiver com valor abaixo do dolar, então favorecem as exportações.

    ResponderExcluir
  2. 1] O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um determinado período. O PIB mensura a atividade econômica de uma região. Quando as famílias compram mais, os vendedores vendem mais, então houve um crescimento da atividade econômica.

    2]a]O produto INTERNO bruto mensura a atividade econômica LOCAL, logo, se o dinheiro é investido fora do país, o valor do PIB diminui.

    b] O saldo da balança comercial depende da valorização ou desvalorização da moeda. Se a moeda está valorizada, ou seja, acima do preço do dolar, as importações tendem a aumentar (X-M<0), e se a moeda está desvalorizada, ou seja, abaixo do preço do dolar, as exportações tendem a aumentar (X-M>0).

    ResponderExcluir
  3. 1-O aumento do consumo de bens e serviços das familias faz parte do PIB(produto interno bruto),então um aumento no consumo aumenta também o PIB,tendo um crescimento na economia.

    2-)A relação entre PIB e as importações é que ao aumentar as importações,o valor do PIB vai diminuir. A relação entre o PIB e a taxa de cambio ira influenciar na balança comercial havendo a valorização ou desvalorização da moeda.
    Valorização da moeda:a importação aumenta.
    Desvalorização da moeda:a exportação aumenta.

    ResponderExcluir
  4. Danielle N. Coutinho

    1. Bom, como já foi dito, o PIB é a soma de todos os serviços e bens produzidos num determinado período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente, se há um aumento do consumo das família, consequentemente haverá um aumento do valor dessa soma, ou seja, aumenta valor do PIB.

    2. A relação que há entre PIB e importações é o fato de se a taxa de importações aumentar, o PIB do país irá diminuir, pois o dinheiro que deveria estar circulando no país está sendo levado para fora. Se a moeda do nosso país estiver valorizada, haverá um aumento da taxa de importação, do contrário, moeda desvalorizada no mercado acarretará em uma redução na taxa de importação.

    ResponderExcluir
  5. Anderson Silva Pereira

    A) Porque para determinar o PIB leva-se em consideração o consumo das famílias, pois gera renda para o país.
    B)Porque quando ocorre uma valorização da moeda do país, diminui as exportações, pois o país que teve valorização da moeda vai está vendendo pelo mesmo valor de antes. e se o PIB diminuir é em consequência do aumento da taxa de importações, entre outros.

    ResponderExcluir
  6. Heitor Silva Chaves

    01- Quando aumenta o consumo da população, existe um aumento também na atividade economica do país ou região. Assim o PIB aumenta proporcionalmente com o consumo da população.

    02- Se houver um aumento na taxa de importações o PIB irá diminuir. Se o valor da moeda for desvalorizado, há um aumento na exportação e se ela fora valorizada, a exportação diminui.

    ResponderExcluir
  7. Janaina Castro
    1. O PIB como sendo a soma de todos os bens e serviços produzidos, com o aumento no consumo da população, a soma vai ser positiva, ou seja, um aumento no PIB.

    2.O crescimento das importações terá a queda da taxa de crescimento do País, ou seja, contribuição negativa no Produto Interno Bruto (PIB), pois parte da demanda que poderia ser atendida pela produção interna é suprida pelas importações. A influencia da taxa de cambio na balança comercial ocorre com a valorização e desvalorização da moeda. Se a moeda estiver valorizada, as importações irão aumentar. Se a moeda estiver desvalorizada, então há aumento nas exportações, ou seja, uma redução nas importações.

    ResponderExcluir
  8. 1 - É que o consumo é uma das variáveis utilizadas na determinaão do PIB, como ele gera renda no país então há uma soma aumentando o PIB.

    2 - A importação é a única variavel que subtrai na equação de calculo do PIB, pois não há geração de renda mas sim uma diminuição.
    Diz-se que a taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional, assim quando a taxa de cambio está alta desvaloriza a moeda nacional, favorescendo assim a exportação e o contrário acontece quando a taxa de cambio está baixa.

    ResponderExcluir
  9. 1- O aumento do consumo da família influencia o PIB, porque o PIB caracteriza-se pela soma de todos os bens produzidos e o consumo é uma das variáveis.

    2- O PIB irá diminuir com o aumento das taxas de importação, e como isso se o valor da moeda for desvalorizado aumentando as exportações e se ocorrer valorização da moeda há uma queda nas exportações.

    ResponderExcluir
  10. 1- O consumo privado afeita diretamente a variação do PIB, ou seja quantos maior o consumo dessas famílias mais o PIB tende a crescer.

    2-Quando um país importa mais, o saldo comercial é negativo.Logo mais dinheiro sai do país diminuindo o PIB.

    Com a desvalorização da moeda ocorre o crescimento das exportações aumentando a competitividade de preços no mercado internacional e desmotivando as importações, com a valorização ocorre o inverso.

    ResponderExcluir
  11. 1) O aumento do consumo de bens e serviços pela população afeta positivamento o PIB, como houve um aumento da renda e um consequente aumento do consumo o PIB também aumentou.
    2) como a taxa de cambio influencia a balança comercial (Exportações menos Importações)? A relação entre o PIB e a importação é inversamente proporcional, assim quando as importações aumentam o PIB tende a cair e quando importamos menos o PIB tende a crescer. Quando as exportações são maiores que as importações há uma desvalorização do Real, e quando as importações são maiores que as exportações há uma valorização do Real e uma consequente queda no PIB.

    ResponderExcluir
  12. Raí Rebouças.

    1) Com o crescimento do consumo das familias há um aumento do PIB, pois isso gerará maior movimentação do capital e assim aumentando o PIB.

    2) A Relação do PIB com as importações, é contrária, pois o dinheiro nacional ira sair do país em forma de investimento no país que está vendendo, assim com o aumento das importações, a uma redução do PIB, e as taxas de cambio estão diretamente ligadas a esse fatos de aumento ou diminuição de importação e exportação, pois se nossa moeda está valorizada maior será a importação, e menor exportação, acarretando uma diminuição do PIB.

    ResponderExcluir
  13. 1. Como o aumento no consumo das famílias afetam o PIB?

    O consumo das famílias vai afetar o PIB, aumento da renda, logo acontece o aumento do consumo de bens, o PIB tbm aumenta.

    2. Qual a relação entre PIB e a importação e como a taxa de cambio influencia a balança comercial (Exportações menos Importações)?

    Com o aumento das taxas d importações o PIB diminui e devido a isso a moeda será desvalorizada, havendo mais exportações.

    ResponderExcluir
  14. 01- O aumento do consumo das famílias afetam o PIB, pois ocorre aumento de atividades econômicas nacional, assim o PIB aumenta com a maior consumação de produtos nacionais!

    02- Com o aumento das taxas de importações o PIB aumenta, desvalorizando a moeda nacional causando assim uma maior taxa de expotação!

    ResponderExcluir
  15. Alini Mari Veira

    01. O consumo gera renda no país, como as famílias passaram a consumir mais o PIB aumentou.

    02. A importação diminui o PIB, pois não há geração de renda interna. Taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional, quando a taxa de câmbio está alta o real é desvalorizado, aumentando a exportação, quando a taxa de câmbio está baixa o real é valorizado, aumentando a importação.

    ResponderExcluir
  16. 1. Com as familias consumindo mais, consequentemente o PIB aumentou.

    2. A taxa de exportação alta é devido ao aumento das taxas de importação que teve um aumento no PIB.

    ResponderExcluir
  17. 1- Com o aumento do consumo das familias há um aumento do PIB
    2- A Relação do PIB é oposta as importações, assim ocorrendo umas desvalorização do PIB

    ResponderExcluir
  18. 01-) Aumentando o consumo da população, consequentemente, aumentará também a atividade econômica do país. Então, o PIB aumentará à medida que o consumo da população aumentar.

    02-) O PIB é inversamente proporcional as importações. Assim, havendo aumento da taxa de importação, o PIB diminuirá. Então, desvalorizando o valor da moeda há um aumento nas exportações e se ocorrer valorização da moeda há uma queda nas exportações.

    ResponderExcluir
  19. 1-) Sendo o produto interno bruto (PIB) a soma de todos os serviços e bens produzidos, com o aumento do consumo das famílias, isso refletirá positivamente no PIB, ou seja, ele irá aumentar, gerando renda para o país.

    2-) Com o aumento das taxas de importações, há uma diminuição do PIB, pois não gera renda para o país.
    Taxa de câmbio influencia a balança comercial da seguinte forma:como a taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional, quando a taxa de câmbio está alta a moeda nacional é desvalorizada, aumentando as exportações. Entretanto, quando a taxa de câmbio está baixa a moeda nacional passa a ser valorizada, aumentando a importação.

    ResponderExcluir