segunda-feira, 30 de abril de 2012

O crescimento da JBS


“A JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, produtos para animais domésticos, biodiesel, colágeno, latas e produtos de limpeza. A companhia está presente em todos os continentes, com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países”.
            A companhia possui 100% de acesso a mercados consumidores, tem 140 unidades de produção no mundo e mais de 120 mil colaboradores.
Foi a primeira a se consolidar no setor de frigoríficos no Brasil; com foco na política de expansão, iniciou a internacionalização da companhia a partir de 2005, com a aquisição da Swift Argentina.
            Com a abertura de capital em 2007, a JBS reforçou o pioneirismo, sendo a primeira companhia no setor frigorífico a negociar suas ações em bolsa de valores.  Em 2007, se consolidou como a maior empresa do mundo no setor de carne bovina, com a aquisição da Swift & Company nos Estados Unidos e na Austrália. Com essa nova aquisição, a JBS ingressou no mercado de carne suína, apresentando um expressivo desempenho também nesse segmento ao encerrar o exercício como o terceiro maior produtor e processador desse tipo de carne nos EUA.  Em 2009, a JBS consolidou a sua plataforma de produção de proteína no mundo e diversificou a sua atuação. Com a compra da Pilgrim’s Pride, ingressou no segmento de frangos e, com a incorporação do Bertin Ltda., empresa brasileira, entrou no segmento de lácteos, alimentos para animais domésticos e biodisel. A companhia está presente nos segmentos de carne bovina, suína, ovina e de aves, lácteos e derivados, produção e comercialização de couros, produtos para animais domésticos, higiene e limpeza, latas, colágeno, biodiesel, transportes e vegetais.
Fonte: www.jbs.com.br acesso: 27/04/2012.

Questão:
O mercado internacional de carne bovina é oligopolizado? Por quê?

20 comentários:

  1. OBS: Eu achei que o texto é mais uma propaganda da JBS do que um texto que revele a resposta da pergunta mas...

    Acho que não, à medida que a visão de mercado cresce (estado - região - páis - continente - mundo) o mercado tende a ser mais amplo, no texto não foi citado outras empresas mas com certeza deve haver mais empresas no ramo de carne. Deve ser um mercado competitivo.

    ResponderExcluir
  2. Danielle N. Coutinho

    Acredito ser um oligopólio sim. De acordo com estudos complementares, pude ver que no grupo dos frigorífiocos, três empresas se destacam: JBS, Marfring e Minerva. estas empresas têm muitos pontos em comum: financiamento de recursos financeiros a longo prazo, em especial abertura de capital na bolsa de valores, bem como intensos investimentos de capital por meio de fusões, aquisições, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,pois nesse ramo de carne bovina existe poucas empresas,tendo em comum:abertura de capital na bolsa de valores,aquisições,entre outras coisas.

      Excluir
  3. É oligopolizado, pois são poucas as empresas de grande produção da carne bovina, e também as existentes contam com atividades comum a todas, como a aquisição de insumos, a abertura de capital, a estrutura de mercado,etc.

    ResponderExcluir
  4. sim, pois a jbs além do desenvolvimento no mercado de carne bovina, conseguiu hegemonia tbm nos mercados dos bens substitutos a carne bovina, tendo em vista a carne suína,e o frango como bens substitutos. Aumentando ainda mais os lucros.

    ResponderExcluir
  5. sim,pois a empresas mais importante obtém filiais e fusões em logísticas, ganhando vantagem competitiva

    ResponderExcluir
  6. Sim, pois é um mercado bastante exigente, quanto a qualidade do alimento e nem todas as empresas estão de acordo com essas exigências! Ou seja, sobram poucas empresas no ramo. A JBS se mostra umas das maiores no mercado.

    ResponderExcluir
  7. Heitor Chaves

    Sim. Ele é um mercado oligopolio, pois são poucas empresas atuantes de acordo com a qualidade, e essas decidem o preço. A JBS é um exemplo.

    ResponderExcluir
  8. 1. Oligopólio como sendo o domínio comercial de um pequeno grupo de empresas. Sim a JBS se caracteriza perfeitamente como um, pois atua em diferentes áreas dominando muitos mercados.

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi pelo texto que não, o mercado internacional de carne bovina não é oligopolizado, e sim monopolizado pela empresa JBS, que consolidou-se como a maior como afirma no texto "Em 2007, se consolidou como a maior empresa do mundo no setor de carne bovina, com a aquisição da Swift & Company nos Estados Unidos e na Austrália."
    Então ela deve dominar o mercado e carne bovina, certo? Além de claro, atingir outros mercados, de bens substitutos e de bens complementares.

    ResponderExcluir
  10. Raí Rebouças
    Sim, pois existem poucos grandes produtores, e esses assim tem poder de determinação de preço, configurando um mercado oligopolio.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que sim, porque existe a determinação de preço em função da disponibilidade do produto que as grandes empresas, que são poucas como já citado, colocam no mercado,porém eu acredito que quanto mais regionalizado o mercado mais cometitivo ele é.

    ResponderExcluir
  12. Sim. Pois existem poucos grande produtores de carne bovina e esses vendem seus produtos para grandes empresas que são capazes de determinar os preços de mercado.

    ResponderExcluir
  13. O mercado internacional de carne bovina é oligopolizado?
    Por quê?

    Sim, pq existem poucos grandes produtores e nesse ramo existem poucas empresas, logo podendo determinar o preço, assim sendo um mercado oligopolizado.

    ResponderExcluir
  14. Sim, pois como exitem grandes empresas em uma pequena quantidade para o fornecimento de proteína animal, desta forma, a concorrência diminuí e os preços podem ficar altos.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que sim. São poucas empresas atuando no mercado de carne bovina. E também entra a questão do gosto, os consumidores preferem comprar sempre a mesma marca, quando esta é de qualidade.

    ResponderExcluir
  16. Sim, pois como existem poucos vendedores de carne bovina de qualidade eles acabam que determinando seus preços no mercado, sendo assim um oligopólio.

    ResponderExcluir
  17. Sim, existem poucos produtores, assim podendo determinar o preço, assim sendo um mercado oligopolio

    ResponderExcluir
  18. Sim. Devido ao alcance das exigências do mercado, onde poucos produtores suprem tais exigências em qualidade, a JBS acaba sendo um oligopólio. Olipólio = mercado com poucos produtores que oferecem produto/serviço.

    ResponderExcluir
  19. Pelo fato de existirem poucas empresas produtoras de carne bovina, o mercado internacional pode ser considerado sim oligopolizado. Um exemplo desse oligopólio seria a JBS (empresa citada no texto acima) onde esta companhia está presente em diversos países, determinando o preço da carne bovina, bem como expandindo a comercialização de outros bens substitutos da carne bovina, como, por exemplo, a carne suina e de frango.

    ResponderExcluir