segunda-feira, 30 de abril de 2012

Avicultores protestam contra fusão entre Sadia e Perdigão em Brasília (DF)


A fusão entre Sadia e Perdigão, originando a BRF Brasil Foods, em julho do ano passado, ainda gera polêmica. Um grupo de avicultores do Distrito Federal realizou protesto contra a operação, no dia 25 de Janeiro de 2012, em Brasília. Os manifestantes afirmam não terem sido ouvidos durante o processo de união das empresas. Eles reivindicam garantias, como a manutenção de contratos e uma remuneração que cubra os custos de produção e honre os financiamentos. A insegurança é justificada pela série de exigências feitas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), como a venda de fábricas, abatedouros e a transferência de contratos com fornecedores.
            Uma das preocupações na pauta são os contratos; segundo avicultores, eles têm contrato com uma integradora, claramente desfavorável, e vem mais outra integradora o que lhes preocupa. “Temos financiamento, por exemplo, de 12 anos, ou fizemos investimentos do nosso bolso. Não queremos que vá pelos ares”.
Fonte: www.aviculturaindustrial.com.br acesso: 27/04/2012


Questões:
1) Como a fusão da Sadia e Perdigão afetou o poder de determinação de preço destas empresas?
2) Por que na fusão entre Sadia e Perdigão foram mantidas as marcas originais nos produtos vendidos?

18 comentários:

  1. Sabe-se que: a Sadia e a Perdigão são as duas maiores empresas no ramo de avicultura no Brasil. No supermercado só dá elas.

    1: Com a fusão dessas duas empresas, esse ramo ficou com apenas um principal comprador (Sadigão/Perdia). Logo, quem afere preço é o mercado comprador e não o vendedor.

    2: Criar uma pequena ilusão ao consumidor para não perder mercado. Tanto faz a marca do produto, o consumidor estará beneficiando a mesma empresa.

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    1. 1)Com a união da Sadia e da Perdigão,elas vão ter o poder de determinar o preço do mercado pois essas empresas são as duas maiores no ramo de avicultura do Brasil.

      2)Porque faz com que o consumidor não deixe de compra o produto,é muito mais barato pra empresa deixar na mesma marca.Até porque a sadia/perdigão estão lucrando do mesmo jeito.

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  2. Danielle N. Coutinho

    1) Sim, pois antes eram duas marcas que tinham a preferência maior dos consumidores, se uma aumenta-se o preço, automaticamente o cunsumidor optaria pela otra que estava com preço mais acessivel (apesar de existirem outras poucas marcas no ramos, mas que não são vistas com o diferencia que estas duas são, ou seja, não despertam o mesmo "GOSTO" por parte dos consumidores). Agora, com a fusão, se torna muito mais fácil aumentar os preços, pois creio que a elasticidade-preço da demanda seja menor que a do caso anterior a fusão.

    2) Porque como as duas marcas já tem credibilidade e espaço no mercado, se toraria inviável a substituição destas por uma outra desconhecida por grande parte da população. Esse produto, apesar de ser o mesmo, começaria a ser visto com menor preferência dos consumidores que não soubessem que este é "fruto" da fusão dessas duas empresas.

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  3. 1)Afetou sim, pelo fato de que as duas empresas eram as maiores no ramo, ou seja, antes exixtia uma concorrência por preço, a medida que uma aumentava o preço, os consumidores optariam pela outra de preço menor, agora com a fusão, ficou mais fácil para a determinção de preço, pois não há uma concorrente a altura.

    2)Acredito que pelo fato das duas já terem um grande reconhecimento no mercado, não teria necessidade de escolher um novo nome, mesmo se tratando do mesmo produto.

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  4. 1- por ser criado um grande oligopólio do setor alimentício,sendo assim determinador de preço.

    2-ser ser duas marcas já consolidadas e o custo com mudanças de nome e a aceitação no mercado de uma nova marca requer tempo e custa caro

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  5. 1. A nova empresa formada pela união de duas das maiores empresas do ramo poderá determinar os preços com mais facilidade, pois eram as maiores no ramo. Ainda tem a questão do gosto das pessoas, que podem enxergar produtos dessas duas marcas como produtos de qualidade, o que dará maior poder para determinar o preço do produto para essa empresa.

    2. Para não afetar o gosto do consumidor.

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  6. Heitor Chaves

    1- Com a fusão das duas empresas, sendo estas duas as mais reconhecidas, eles podem determinar o preço do seus produtos, sem nenhum afetar o outro, pois pertencem a mesma empresa, BRF BRASIL FOODS.

    2- Por questão de marketing, pois os nomes permanecem os mesmos, e os consumidores continuaram com suas preferencias, e empresa vai estar ganhando dos dois lados. Se mudar os nomes, haverá uma queda no consumo, pois a marca influência no consumo.

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  7. 1. A Sadia e a Perdigão são empresas conhecidas e já dominavam o mercado de avicultura, com a união das mesma afetou favorencendo a determinação de preço agora por uma empresa. Sendo um dominio maior.

    2. Como são empresas bastante conhecidas e difundidas, ou seja, estabilizadas com seus consumidores. Com a união das empresas se houvesse mudança no nome da marca que é vendida aos consumidores haveria uma redução nas vendas, pois seria entendida pelos consumidores como uma nova marca no mercado.

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  8. 1)A fusão da Sadia e da Perdigão afeta no poder de determinar preço devido ao fato de que antes, eram empresas distintas que competiam no mercado de avicultura, e agora se tornou-se um monopólio praticamente, e com força para determinar o preço que quiserem no mercado de seus produtos.
    2)Foram mantidas as marcas originais porque ambas já tinham mercado garantido, e o consumidor por vezes atribui qualidades que diferenciam os produtos, apesar de serem iguais, devido a marca que já é tão conhecida. Não valeria a pena transformar as duas marcas numa nova, pois ambas já são bem aceitas no mercado, o que demoraria para acontecer se lançassem uma nova marca.

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  9. Raí Rebouças

    1- Ambas as empresas são de grande porte, e tem poder decisivo de mercado, assim, com a fusão o poder de preço ficou detido, principalmente, na suas mãos.

    2- Por critérios cultural, a população já estava acostumada com a marca, as propagandas, ou seja, mudar a marca para uma só era arriscado de mais, pois poderia gerar insatisfação dos consumidores.

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  10. 1 - Com a união das duas forma-se um oligopólio, ou seja um mercado onde os vendedores ou compradores podem determinar o preço, neste caso o comprador, que pode determinar o preço de compra dos produtos (frangos).
    2 - As marcas originais foram mantidas como um golpe de marketing, para que a concorrencia fosse mantida entre as duas marcas que na verdade são uma só, sendo assim é como se fossem dois produtos diferenciados, e os consumidores teriam poderiam escolher entre as duas marcas, e não outra marca que faria concorrencia a marca fundida.

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  11. 1) Sendo essas duas as maiores empresas desse ramo, a fusão entre elas tornou esse mercado um oligopólio (poucos vendedores de um produto ou serviço), tornando-os então os que determinam o preço do produto.
    2) Por que mesmo sendo a mesma empresa fabricante do produto os consumidores as veem de formas diferenciada, sendo então mantidos os nomes de fantasia.

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  12. 1) Como a fusão da Sadia e Perdigão afetou o poder de determinação de preço destas empresas?

    Devido a fusão entre a Sadia e a Perdição, esse mercado tem força para determinar o preço que quiserem de seus produtos.

    2) Por que na fusão entre Sadia e Perdigão foram mantidas as marcas originais nos produtos vendidos?

    Pelo fato de que a população já está acostumada com as marcas distintas do produtos.

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  13. Alini Mari Veira

    01. Sim. Com a fusão dessas duas grandes empresas, as mesmas poderão determinar o preço do produto aos produtores.

    02. Porque se outra marca fosse lançada no mercado os consumidores poderiam não aprovar inicialmente, tendo uma queda nas vendas e a empresa teria que gastar muito fazendo propaganda.

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  14. 1. Como são duas empresas de marcas já conhecidas no mercado a fusão delas tornou possivel a determinação do preço dos produtos.

    2. Como muitos consumidores compram a "marca" e não o produto em si talvez eles perdessem compradores devido a nova marca não ser conhecida no mercado. Assim teriam menos prejuizo na demanda se mantessem as mesmas marcas, já que o lucro será o mesmo caso um consumidor leve uma ou outra.

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  15. 1- Como a Sadia e a Perdigão são as mais consumidas acabou por ser criado um grande oligopólio do setor alimentício,sendo assim determinador de preço.

    2-Os custo com mudanças de nome e a aceitação no mercado de uma nova marca requer tempo e custa caro

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  16. 1-)Sim. Pelas duas empresas serem as maiores do mercado, ou seja, serem já conhecidas, a união das duas facilitou a determinação do preço dos produtos; uma vez que não há concorrente de respaldo para influenciar nessa determinação.

    2-)As marcas se tornaram um produto diferenciado no mercado, ou seja, o consumidor começou a "comprar" a marca, ao invés do produto. Assim, seria mais difícil a aceitação do mesmo produto com nome diferente. Já que o produto chegou ao ponto de reconhecimento apenas pela marca que carrega!

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  17. 1-) Com a fusão das duas empresas, cujas marcas são de grande influência no mercado, formou um oligopólio, onde a nova empresa (BR FOODS) determina o preço dos produtos no mercado.

    2-)Foram mantidas as marcas Perdigão e Sadia pois o consumidor já tem preferência por tais marcas. Até hoje, muitos consumidores não tem conhecimento da fusão dessas empresas. Logo, se a marca fosse mudada, o consumo pelos produtos poderiam cair. É uma estratégia de marketing para que as empresas não percam os seus consumidores fiéis.

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