segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Brasil pressiona EUA para remover subsídios ao algodão até 2013




O Brasil está pressionando os Estados Unidos de America para que removam, até o fim do ano ou o mais tardar no início de 2013, os seus subsídios ao algodão presentes na lei agrícola, que está sendo discutida no Congresso americano.  Numa reunião entre o embaixador brasileiro na Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo em Washington com representantes dos departamentos de Agricultura e Comércio Exterior dos EUA, apresentou as partes que o Brasil considera mais problemáticas nos programas de ajuda aos produtores.
Enfatizou que o Brasil não está querendo fazer um pequeno gerenciamento da lei agrícola americana, mas disse que no momento o Brasil está pronto para discutir questões específicas, tão específicas quanto forem necessários.
A formulação da nova lei agrícola americana é de soberania do congresso norte americano, mas um dos grandes pesos deste assunto sobre os legisladores está uma ameaça de retaliação por parte do Brasil, autorizada em 2009 pela OMC. Em uma decisão a OMC julgou que as retaliações no valor de US$ 829 milhões podem atingir produtos não só agrícolas, mas bens de outros setores e propriedade intelectual. Esta ação está suspensa desde 2010 por um memorando de entendimento entre os dois países. Pelo acordo, os EUA pagam US$ 147,3 milhões anuais ao Brasil, que reinveste parte do dinheiro em projetos de algodão na África; e as sanções ficam postergadas até que os americanos cheguem a uma conclusão para sua nova legislação agrícola.

Questões

Porque o Brasil está preocupado com subsídios americanos?
Como essa política pode afetar os produtores americanos e brasileiros?

31 comentários:

  1. Porque com o aumento dos subsídeos americanos a necessidade de importação para os mesmos diminui e também faz com que o excedente produzido pelos americanos possam ser exportados e isso faz com que o preço do mercado internacional diminua. O subsídeo para os americanos faz com que produzam e vendam mais, aumentando o ganho monetário para o país, já para o Brasil como resultado há a diminuição de exportação de seus produtos, além de aumentar os preços dentro do mercado interno. Com a redução do subsídeo os americanos passam a produzir menos e consequentemente exportar menos fazem com que os produtos brasileiros tendam a subir de preço para o mercado internacional e para o mercado interno diminua.

    Tatiane Santos

    ResponderExcluir
  2. a) Porque se os subsídeos americanos aumenta a importação para os menos diminui e vai ocorrer também um excedente na produção pelos americanos , então a exportação o preço do mercado internacional vai diminuir.
    b)Se ocorrer a redução do sudsídeo os americanos vão passar a produzir menos e exportar menos, com isso os produtos brasileiros vão melhorar de preço par ao mercado internacional e para o mercado interno vai diminuir.

    ResponderExcluir
  3. 1- Porque se o subsidio americano aumentar a necessidade de importação para esses subsidios diminui, fazendo com que o excesso desse subsidio possa ser exportado diminuindo o preço do mercado internacional.

    2- Se ocorrer a reduçao dos subsidios americanos, os produtores passam a produzir menos e portanto passam a exportar menos, fazendo com que os produtos brasileiros aumente seu preço no mercado internacional e diminua no mercado interno.

    ResponderExcluir
  4. a)Se os americanos aumenta seus subsídeos,ocorre que as importações cai sendo assim provoca um excesso de produção.
    b)o mercado americano se reduzir os subsídios isso implicará numa oferta baixa pou
    is produziram menos,já com o Brasil aumetará seu preço no mercado internacional.

    ResponderExcluir
  5. 1. Com o programa de subsidio implantado pelo governo americano o produtor é incentivado a produzir mais e a um valor menor ao comprador suprindo o mercado nacional e havendo excesso na produção esse pode ser ainda exportado
    2. Afeta de forma positiva para produtores americanos e negativa para brasileiros

    ResponderExcluir
  6. 1. Os Estados Unidos aumentando os subsídios, motivam mais agricultores a produzirem, assim aumentando a produção norte americana, no entanto com esse excesso de produção, o excedente do produto vai para exportação, assim os EUA acaba monopolizanso o comércio exterior de algodão por os preços serem baixos devido aos altos subsídios, afetando na economia agrícola brasileira forçando ao estocamento do algodão, pois os preços são mais altos.

    2. Aos produtores amricanos afeta de forma negativa no início, pois com os preços de exportação estacionados, os produtores brasileiros acabam ganhando mais espaço no comércio internacional, assim gerando um confronto direto dos preços dos sois países que são líderes na produção mundial do produto.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) O Brasil quer que os EUA removam os seus subsídios ao algodão alegando que irá retaliar produtos norte americanos caso o pedido não seja aceito. O Governo brasileiro quer garantir que os produtores de algodão nacionais não tenham percas maiores devido às leis subsidiárias norte americanas quanto à entrada deste produto no mercado americano.

      2) Com a retaliação do Brasil aos produtos norte americanos incorrerá na quebra da balança comercial entre esses dois países acarretando prejuízos para os comércios mútuos.

      (Fabio de Queiroz Fernandes) Zootecnia - 340224.

      Excluir
  8. 1) Porque com os subsídios americanos há um grande incentivo a produção e com os preços baixos ao consumidor sendo assim o algodão brasileiro tem grande dificuldade de ser vendido nos USA.
    2)Afeta os americanos de forma a incentivar a produção de algodão. Restringe os brasileiros a exportar algodão.

    ResponderExcluir
  9. a)Porque com os subsídios americanos houve um aumento na produção e com isso os preços baixos para o consumidor influenciou o algodão brasileiro,havendo dificuldade de ser vendido nos USA.
    b)Havendo redução do sudsídeo os americanos,irão produzir e exportar menos,entretanto os produtos brasileiros irão melhorar de preço no mercado internacional, com isso o mercado interno irá diminui.

    ResponderExcluir
  10. 1)Se os USA aumentarem os subsídios vai haver uma excesso de oferta, dificultando a venda deste produto.
    2)Os produtores vão produzir menos e, consequentemente, exportar menos. Provavelmente, afetará os americanos de forma negativa, aumentando o preço desse produto.

    ResponderExcluir
  11. a) Pois, o algodão nacional perde competitividade por possuir maior preço que o algodão produzido nos E.U.A que tende a ser ofertado por menores preços, devido ao preço de produção que é menor ocasionado pelo auxílio dos subsídios.
    b) Com a política de subsídios revogada, a produção de algodão nos E.U.A diminui, aumentando o preço de exportação do algodão brasileiro e tenderá a reduzir de preço no mercado interno.

    Cleonice Nogueira de Sousa - Agronomia - 336133

    ResponderExcluir
  12. a)Porque com a forma de apoio monetário,concedida pelo governo americano, subsídios,fornece o desenvolvimento da produção americana,logo ocasionará a diminuição dos preços dificultando o mercado do algodão brasileiro nas exportações.
    b)Se aumentar o incentivo monetário aos produtores americanos,eles produzirão mais.Assim o governo reduz o preço final dos produtos vendidos fazendo com que aumente a competição com o mercado brasileiro.Caso ocorra o contrario quem sai ganhando é o mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  13. Porque os subsídios americanos barateiam o custo de produção desses bens, como o algodão no exemplo, diminuindo a competitividade dos produtos brasileiros.
    Afeta os produtores americanos positivamente e os brasileiros negativamente, pois os americanos poderão vender seus produtos a preços menores que os dos produtores brasileiros.

    ResponderExcluir
  14. a)Se os EUA aumentar os subsídios, o algodão nacional perde competitividade.
    b)Com a política de subsídios desfeita pelo governo, o preço do algodão no mercado interno irá se reduzir.

    ResponderExcluir
  15. a)por que ele perderá competitividade em relação ao dos estados unidos,esse terá um produto com menor preço.

    b)com a remoção do subsidio, o Brasil passa a exportar mais e com melhores preços,já os americanos produzirão menos

    ResponderExcluir
  16. 1)Se os americanos aumentarem os subsídios haverá uma excesso de oferta, dificultando o comércio deste produto.
    2)Os produtores irão produzir bem menos e como consequencia, exportar menos.Afetando os americanos de forma negativa, aumentando o preço desse produto.

    ResponderExcluir
  17. 1 - O subsídio americano se traduz em um auxílio do governo aos produtores. Assim, a produção será maior, haverá um aumento no número de exportações e os preços destes produtos serão menores. Consequentemente, os produtores americanos dominarão o mercado internacional, desfavorecendo o mercado brasileiro.
    2 - Quanto maior for o subsídio americano aos seus produtores, maior será o favorecimento e domínio quanto ao mercado internacional. Com a remoção do subsídio, os americanos perderão este favorecimento e o Brasil poderá competir igualmente em relação aos preços e quantidade demandada.

    ResponderExcluir
  18. Porque com o aumento do subsidio americano terá uma diminuição das importações e irá provocar o excesso de produção e diminuição do preço no mercado internacional.
    Redução do subsidio americano, eles irão produzir menos e exportar menos. Já os brasileiros vão ter um aumento de preço no mercado internacional e diminuição no mercado interno.

    ResponderExcluir
  19. Com o aumento dos subsídios haverá uma excesso de oferta, dificultando o comércio deste produto.
    Produtores vão produzir bem menos e assim exportar menos.E assim aumentará o preço desses produtos

    ResponderExcluir
  20. 1. A ameaça de retaliação por parte do Brasil seria uma forma de evitar grandes perdas aos produtores, pois o aumento dos subsídios americanos provoca uma competitividade nas exportações que nesse caso, desfavoreceria o Brasil.
    2. Com o aumento do subsídio americano, chegará o momento em que o Brasil irá produzir menos ao nível de exportação. Caso ocorra a redução dos subsídios, o Brasil se encontrará favorecido, pois conseguirá alcançar novamente uma boa competitividade do produto.

    ResponderExcluir
  21. 1) Com o aumento do subsídio americano irá aumentar a necessidade de importação para esses subsídios diminuir. Se os americanos aumentarem os subsídios irá haver um excesso de oferta, havendo dificuldade de ser vendido.
    2) Afetará os americanos de forma negativa, pois irão produzir e exportar menos. Já os brasileiros irão ser afetados de forma positiva.

    ResponderExcluir
  22. 1 Porque com o aumento dos subsídios os produtores americanos vão conseguir vender a um preço mais barato, assim dificultando a venda do algodão brasileiro.

    2 Afetará positivamente os produtores americanos e será ruim para os brasileiros.

    ResponderExcluir
  23. Porque com o aumento dos subsídios americanos, haverá um incentivo na produção, fazendo diminuir o preço interno, fazendo a exportação brasileira diminuir.

    Essa medida irá prejudicar os americanos, pois eles irão produzir e exportar menos. Melhor para os brasileiros, que acontecerá o inverso.

    ResponderExcluir
  24. Se ocorre um aumento nos subsídios americanos ocorrerá uma diminuição nas importações gerando um excesso de produção.

    Com a redução dos subsídios americanos terão menos exportação, levando aos produtores brasileiros diminuição dos preços no mercado interno e aumento do preço no mercado internacional.

    ResponderExcluir
  25. Porque fica difícil para os produtores brasileiros competirem com os produtores americanos, pois os subsídios permitem que eles vendam o produto agrícola (no caso o algodão, mas existem outros) a um preço mais competitivo que o Brasil, fazendo o Brasil perder essa disputa econômica e falindo os nossos produtores.

    Com a política dos subsídios norte americanos não tem como os produtores brasileiros competirem com os produtores estadunidenses. Se os EUA suspender os subsídios os nossos produtores poderão concorrer na venda de seus produtos por um preço mais justo conseguindo obter mercado de exportação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Porque com a politica do subsidio os norte-americanos podem produzir algodão a preços mais competitios(baixos), incentivando assim um aumento na produção interna.Como o Brasil é o terceiro maior exportador de algodão do mundo e os EUA são um de seus maiores compradores, isso poderá diminuir as exportações brasileiras.

      2) Os americanos produziram mais a ponto de atender o seu mercado interno. O Brasil poderá perder um de seus maiores compradores.

      Excluir
  26. 1-Se os americanos aumenta seus subsídeos,ocorre que as importações cai sendo assim provoca um excesso de produção.

    2-Com a política dos subsídios dos EUA não tem como os produtores brasileiros competirem com os produtores Norte Americanos. Já se cortar os subsídios Americano, afetará negativamente os mesmos e positivamente os produtores Brasileiros!

    ResponderExcluir
  27. Porque se houver aumento nesses subsídios, a quantidade de oferta aumenta e o preço cai.
    Produtores exportam menos e por isso vendem menos.

    ResponderExcluir
  28. 1. Por que aumenta a oferta dos produtos americanos e o preço diminui.
    2. Com a redução dos subsídios, irão produzir menos e exportar menos.

    ResponderExcluir
  29. 1. Por que com o crescente subsídios dos EUA afetará a diminuição nas importações acarretando um excesso de produtos.
    2.Afetará os EUA pois os mesmos irão produzir e exportar menos.

    ResponderExcluir