terça-feira, 27 de março de 2012

Reforma da política agrícola europeia propõe eliminação dos subsídios


A mais integrada política da União Europeia (UE) é a sua política agrícola comum pelo que é natural que consuma uma parte considerável do orçamento (70% nos anos70 e 34% em 2007-2013). A prioridade da política agrícola da UE era produzir alimentos suficientes na Europa que surgia de uma década de escassez causada pela guerra, isso há 50 anos segundo informações no site da UE. Para solucionar esse problema, a UE empregou pesados subsídios à agricultura e a compra de excedentes como uns dos instrumentos para estimular a produção; métodos que considerou como pertencentes ao passado. Mas ainda tem como um dos princípios fundamentais da sua política uma escolha ampla a preços justos.
“Enquanto maior importador mundial de produtos alimentares e principal mercado para os produtos alimentares dos países em desenvolvimento, a UE procedeu recentemente a uma reforma dos seus sistemas de apoio de forma a que os seus subsídios à exportação de produtos agrícolas sejam menos passíveis de distorcer os mercados mundiais; nas negociações de Doha (uma rodada de negociações de Organização Mundial de Comercio) sobre o comércio mundial, a UE propôs que se eliminassem todos os subsídios à exportação até 2013, bem como que se reduzissem significativamente os direitos de importação aplicáveis aos produtos agrícolas”.
Fonte: www.europa.eu/pol/agr/index_pt.htm  Acesso 22/03/2012 (17:12).
 
Questão:

1)      Qual o efeito esperado dessa reforma na política agrícola da UE, sobre os produtores e consumidores europeus?
2)       Essa reforma terá influência no mercado brasileiro de produtos agrícolas? 
i) Sim, como?
ii) Não, porquê?

18 comentários:

  1. 1) Com a eliminação dos subsídios à exportação, os produtores passariam a produzir mais para o mercado interno, entretanto, a um preço de compra menor do que o preço desejado pelo produtor. Com isso, com a dimnuição do preço do produto agrícola, os consumidores aumentariam o seu consumo por determinado produto.

    2) Sim, a reforma teria influência sobre o mercado brasileiro, pois a sua exportação de produtos agrícolas para a UE iria diminuir.

    ResponderExcluir
  2. Rafael Dantas Neves

    1) O preço de venda dos produtos agricolas cairia consideravelmente e com isso aumentaria a procura.


    2) Sim, como o preço na UE estaria baixo seria mais viavel comprar lá e com isso diminuiria a as exportaçoes brasileiras.

    ResponderExcluir
  3. Leanne Soares Peixoto

    1- aumentaria o consumo já que o preco iria diminuir com a eliminação dos subsídios e consequentemente aumentaria a produção.

    2- sim, pois iria diminuir a exportação dos produtos para a União Européia.

    ResponderExcluir
  4. Alini Mari Veira

    01. Com a retirada dos subsídios o preço dos produtos agrícolas teria uma queda, aumentando a demanda.

    02. Sim. Com preços mais baixos na Europa, os consumidores vão optar por consumir produtos agrícolas europeus, diminuindo a exportação brasileira para a UE.

    ResponderExcluir
  5. 1) Como não tem mais incentivo do subsídio para exportação, o preço do produto exportado aumentarão e a demanda diminuirão. Os produtores passarão a investir mais no mercado interno e com o aumento da oferta(muito estoque)o preço diminuirá e a demanda vai aumentar.

    2)Sim, pois como a U.E. é maior importador mundial de produtos alimentares, isso pode diminuir as exportações do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. 1)Com o governo retirando o suporte à exportação, a tendência é que a oferta interna aumente e o preço do produto diminua o que fará que a demanda aumente.

    2)Sim, porque se o consumo interno na UE aumentou, é porque vale mais à penda comprar lá do que importar os produtos brasileiros.

    ResponderExcluir
  7. 1)Com a eliminação dos subsídios à exportação até 2013, os produtores terão mais produtos em estoque, irá aumentar a oferta, que acaba baixando o preço e assim incentiva os consumidores a comprarem mais (aumentando a demanda) no mercado europeu. Como eles também tiveram o direito de importação reduzido, isto força ainda mais o consumidor europeu a consumir produtos produzidos lá.
    2)Sim, porque os produtos agrícolas que eram consumidos pelos europeus importados do Brasil tiveram sua demanda reduzida na Europa, e uma vez não sendo mais exportado, vira excedente no Brasil, e dependendo de que produto seja, o governo brasileiro terá que intervir no mercado interno, seja comprando este excedente ou pagando a diferença ao produtor a partir de um preço mínimo estabelecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 1)O preço dos produtos vai diminuir,fazendo com que a demanda aumente.

      2)Sim,pois os produtos que são consumidos pelos europeus no Brasil teve sua demanda reduzida por causa dos preços mais baixos na Europa, os consumidores vão querer consumir produtos agrícolas europeus, reduzindo a exportação brasileira.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Danielle N. Coutinho - Zootecnia

    1. Com a retirada dos subsídios à exportação, vai ocorrer um aumento do preço desses produtos, reduzindo a demanda por parte dos consumidores. Em contrapartida, no mercado interno haverá um aumento da oferta, porém a um preço inferior àquele desejado pelo produtor, e consequentemente haverá um aumento da quantidade demandada.

    2. Sim, pois como o preço dos produtos do mercado europeu estarão mais baixos, o consumo no mercado interno europeu irá aumentar, reduzindo as importações do produto brasileiro para a UE.

    ResponderExcluir
  10. A) o preço vai diminuir, consequentemente a demanda vai aumentar.
    B) sim pois a demanda foi diminuída consequência da diminuição dos preços na europa, assim os consumidores vão preferir consumir produto europeu


    LAIS DE PAULA PESSOA PARENTE

    ResponderExcluir
  11. Heitor Chaves

    1) O preço dos produtos irá diminuir, consequentemente a demanda vai aumentar.

    2) Sim, pois o preço estará maior no continente europeu, assim o consumo de produtos internos da Europa vai aumentar. Assim reduzirá as exportaçoes brasileiras ao continente europeu.

    ResponderExcluir
  12. Raí Rebouças Cavalcante - 339950

    1) Com a retirada dos subsidios sobre a produção agricola haveria uma diminuição do preço do produto interno, assim, os aumentaria a demanda nesse mercado.

    2) Sim, pois com a diminuição do preço na UE, e o Brasil é um forte exportador dos produtos agricolas, a medida afetaria o mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  13. 2- Sim,pois com o fim de subsidios o mercado brasileiro aumentará suas exportações.Ocorrendo uma concorrencia mais leal entre os produtos agricolas europeu e de outros pais,principalmente os mais pobres com o do Brasil e Africa.


    1- Queda de competitividade para o produtor e queda nos preços

    ResponderExcluir
  14. Janaina Castro
    1.Os subsídios a exportação serão retirados, então haverá queda nos preços, consequentemente haverá um aumento no mercado interno e um aumento na demanda.

    2.Sim. Como o Brasil é um forte representante dos Países importadores, com o aumento da demanda dos produtos internos na Europa, haverá uma queda nas importações do Brasil.

    ResponderExcluir
  15. 1- O preço dos produtos diminuirá. Daí, a demanda vai aumentar.

    2- Sim. Como o preço estará maior no continente europeu, o consumo de produtos internos da Europa aumentará, reduzindo as exportações brasileiras para a Europa.

    ResponderExcluir
  16. 1) O preço dos produtos vai diminuir, assim a demanda aumentará!

    2) Sim, pois o preço estará maior no continente europeu, assim o consumo de produtos europeus irá aumentar, reduzindo assim a exportações brasileiras pra lá!

    ResponderExcluir