terça-feira, 20 de março de 2012

Fim de taxas de exportação sobre suco de laranja brasileiro para Estados Unidos de America favorece produtores de laranja


Segundo Jornal Cidade na sua noticia publicada no dia 16 de Março de 2012, a Associação Brasileira de Citricultores informou  estar otimista com fim do antidumping — taxa protecionista cobrada sobre o suco de laranja brasileiro importado pelos Estados Unidos. Para a entidade, há grandes chances de aumento do preço pago pela caixa do fruto (de 40,8 quilos). No ano 2011 o preço médio da caixa ficou abaixo de R$ 10.
            Essa noticia é de grande importância tanto para indústria de suco de laranja quanto para produtores de laranja.
Fonte: www.jornalacidade.com.br. Acesso 16/03/2012. 

Questões:
  1.     Quais determinantes da oferta e demanda serão afetadas por essa noticia?
  2.     Quais as mudanças esperadas do lado de produtores e de consumidores?
  3.     Isso afeta a oferta de laranjas  no mercado brasileiro?


20 comentários:

  1. Raí Rebouças Cavalcante 339950
    1) Determinante de oferta, um aumento no preço da laranja (insumo, diminuindo a quantidade ofertada, e aumentando o preço.
    Determinante de demanda, a variação no preço do suco da laranja.

    2) Os produtores esperam que o preço aumente com o fim do antidumping, pois a medida influenciou o preço da caixa da laranja ( insumo)o aumentando de preço, assim a quantidade ofertada cairia, se o mercado de laranja tiver elasticidade preço de demanda inelástico, não haverá variação na curva da demanda , caso contrario, a quantidade demandada diminuirá com o aumento dos preços, e novamente os preços iram ficar baixos.
    3) Essa mudança no mercado de laranjas terá influência no mercado brasileiro, a laranja vendida aqui terá uma quantidade ofertada maior, assim ficara mais barata para os consumidores nacionais.

    ResponderExcluir
  2. Danielle N. Coutinho - Zootecnia

    1) Determinante da oferta: preço dos insumos e expectativas.
    Determinantes da demanda: expectativa

    2) Do lado dos produtores espera-se que com o fim das taxas haja aumento n preço pago pela caixa do fruto, aumentando assim, sua renda total (RT). Porém, se a Elasticidade - preço da demanda for > 1 (elástica), com o aumento do preço, a quantiade demandada diminue, "obrigando" os preços a caírem novamente até o equilíbrio ser atingido.

    3) Sim, porque com a redução dos impostos, mior será a quantidade de suco de laranja exportada. Como as laranjas do Brasil são insumos para a produção do suco, maior será a quantidade demandada para a produção de suco, consequentemente, menor será a oferta no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. NOME: ANA KARINE MARTINS GOBIRA
    MATRÍCULA: 0319776


    1)O determinante da demanda é o preço. E o determinante da oferta é o custo do insumo, ou seja, preço de equilíbrio vai aumentar.

    2)Os consumidores esperam que o preço fique baixo e os produtores esperam que o preço aumente com fim do antidumping.

    3) No barsil, o oferta de laranjas será maior.

    ResponderExcluir
  4. Anderson Silva Pereira - 0322762
    1) Determinantes da demanda afetados: Expectativas. Determinantes da oferta afetados: Preço dos insumos e Expectativas.

    2) Os produtores de laranja esperam que o preço da caixa de laranja (insumo para o suco) aumente, já que a demanda por suco no EUA provavelmente será maior com a retirada ta taxa protecionista. Os consumidores do EUA esperam que o preço do suco de laranja diminua, já que não existe mais taxa.

    3)Sim, pois com a retirada da taxa protecionista a demanda por suco de laranja no EUA irá aumentar ( caso o preço do suco diminua). Com isso a oferta de laranja(insumo) no brasil irá diminuir e a demanda continuará a mesma, podem fazer o preço aumentar.

    ResponderExcluir
  5. Alini Mari Veira

    1- Determinate da oferta: expectativas e preço dos insumos. Determinante da demanda: expectativas.

    2- Os produtores brasileiros esperam que o preço da laranja aumente e os consumidores americanos esperam que o preço do suco de laranja diminua.

    3- Sim. Com a retirada da taxa protecionista a exportação do suco de laranja irá aumentar, o que ocorrerá na diminuição da oferta de laranja, insumo para a produção de suco, no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. LEANNE SOARES PEIXOTO

    1. O determinante da demanda será as expectativas e o determinante da oferta será o preço dos insumos e expectativas.

    2. Os produtores de laranja esperam que o preço aumente e os consumidores esperam que o preço caia.

    3. Sim, pois com a retirada da taxa a demanda por suco irá aumentar nos EUA, com isso a oferta no Brasil irá diminuir.

    ResponderExcluir
  7. Heitor Silva Chaves - Zootecnia

    1- Determinante de Demanda = Expectativas
    Determinante de Oferta = Expectativas e o preço dos insumos.

    2 - Produtores = Preço aumente.
    Consumidores = Preço caia.

    3- Sim. Porque com o fim da taxa a quantidade ofertada de sucos de laranja para os EUA irá aumentar, consequentemente, os produtos (laranja) serão destinados para fora, diminuindo a oferta para o mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. ANA ROSA SOUZA

    1)Os determinantes da oferta serão: o preço do insumo e expectativas.
    2)Já que não terá mais a taxa protecionista terá um aumento no preço da caixa da laranjas com isso os produtores esperam um aumento na renda deles. E os consumidores esperam que o preço do suco diminua.
    3)Como não haverá mais taxa protecionista, os produtores brasileiros exportarão mais laranjas, ocasionando uma diminuição da oferta do fruto no mercado interno brasileiro.
    A.R.B.S.

    ResponderExcluir
  9. JOSANA CAMILA S. GOMES

    1. Determinante da demanda é a expectativa
    Determinantes da oferta são preço dos insumos e expectativas.

    2. Os produtores esperam que haja aumento no preço, aumentando sua renda total.
    Já os consumidores esperam que o preço do suco diminua.

    3. Sim, porque com a redução dos impostos, maior será a quantidade de suco de laranja exportada. Assim, maior será a quantidade demandada de laranja para a produção de suco, consequentemente haverá diminuição na oferta no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  10. Alessandra Maia Fernandes

    0319691

    1-a- produtores de laranja
    determinante da oferta: preço
    determinantes da demanda: expectativa

    b- produtores de suco de laranja
    determinantes da oferta:imposto.
    determinantes da demanda:preço.



    2- os produtores esperam que o preço da caixa de laranja aumente e os consumidores que o preço caia.




    3- Com o fim do imposto,aumentará a produção do produto direcionado a fabricação de suco de laranja para exportação, provocando uma diminuição na oferta do fruto no mercado interno,logo o preço subirá para os brasileiros.

    ResponderExcluir
  11. Thamyris Medeiros 0322763

    1)Determinantes da oferta: preço do insumo laranja e expectativas (a Associação de Produtores está otimista com o fim do imposto). Determinantes da demanda: preço e expectativas

    2)Produtores: O Preço de mercado do produto irá subir, aumentando assim a renda total dos produtores. Mas eles devem estar atentos pois, se a elasticidade preço da demanda for maior que 1, isto é, elástica, os preços tenderão a cair novamente em busca do equilíbrio. Consumidores dos EUA: Espera-se uma queda de preços. Com isso há possibilidade de aumento da demanda da parte deles.

    3)Sim. Como o imposto não será mais cobrado, a tendência é a demanda por laranjas no exterior aumentar. Sendo assim, a oferta interna do produto irá diminuir, acarretando um aumento no preço para o mercado brasileiro, já que a demanda continuará a mesma. Talvez os consumidores brasileiros optem por outra fruta cítrica (bem substituto) com preço menor.

    ResponderExcluir
  12. 1-Determinante da oferta:expectativa(para os citricultores brasileiros), e preço do insumo(para a industria de suco de laranja). Determinante da demanda: preço (para os consumidores deste suco) e expectativas(os consumidores podem ficar menos dispostos a pagar mais pelo produto que irá aumentar o preço).
    2- Os produtores de laranja irão aumentar sua receita total se houver este aumento no preço pago por caixa de fruto para exportação. Os consumidores do suco de laranja feito com este insumo que sofreu aumento, tenderão a diminuir sua quantidade demandada devido ao aumento no preço que poderá ser provocado.
    3- Sim porque o preço da exportação da laranjas aumentando, haverá mais laranjas sendo exportadas do que no mercado do Brasil, portanto diminuindo sua oferta e aumentado seu preço no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  13. Rafaela Maia Cipriano - Zootecnia

    1- Determinante da oferta: Custo dos insumos
    Determinante da demanda: Expectativas

    2- Com a diminuição da taxa protecionista, consequentemente, ocorrerá um aumento no preço do suco, aumentando assim a quantidade ofertada. Entretanto, com esse aumento no preço, a quantidade demandada pode diminuir, obrigando os vendedores a diminuirem ao preço de equilibrio.

    3- Sim, irá afetar o mercado de laranjas do Brasil. A diminuição das taxas protecionistas fará com que os EUA compre mais insumos (laranjas) do mercado Brasileiro. Entretanto, o mercado interno poderá sofrer com essa maior exportação, ou seja, a demanda irá aumentar e a oferta diminuir.

    ResponderExcluir
  14. LAIS - AGRONOMIA
    -
    1) oferta: preco dos insumos
    Demanda: expectativa

    2) Como diminuiu a taxa protecionista haverá um aumento do preco como tambem da oferta do suco de laranja

    3) afetara sim o Mercado de laranjas, com o aumento de compra doS EUA, terá um aumento dos preços no brasil

    ResponderExcluir
  15. 1)Determinates da oferta: expectativas e preço dos insumos.
    Determinate da demanda: preço e expectativas.
    2)Do lado dos consumidores:que o preço aumente, pois assim eles vão aumentar a quantidade ofertada. Do lado dos consumidores: se o preço aumentar além da quantidade de equilíbrio, haverá um excesso de oferta forçando assim o preço a cair.
    3)Sim, pois com o aumento do preço pago pela exportação, serão produzidas mais laranjas para a produção de suco de exportação, e faltará laranja no mercado interno, então o preço das laranjas no Brasil subirá.

    ResponderExcluir
  16. 1) Determinante da demanda: expectativas;
    Determinante da oferta: insumos e expectativas.

    2) Produtores de laranja: esperam que o preço aumente;
    Consumidores: esperam que o preço reduza.

    3) Devido a ausência de taxa protecionista, os produtores brasileiros exportarão mais laranjas, consequentemente, haverá uma redução na oferta de laranja no mercado brasileiro, além de um aumento no preço do produto no Brasil.

    ResponderExcluir
  17. 1) Determinante da demanda: expectativa.
    Determinante da oferta: Preço.

    2) Produtores: Preço aumente
    Consumidores: Redução nos preços

    3)Sim. Terá um aumento da quantidade ofertada.

    ResponderExcluir
  18. 1) Determinante da oferta afetados: Custo dos insumos e expectativas
    Determinantes da demanda afetados: Preço

    2)Os produtores esperam que o preço da laranja aumente porque a demanda vai aumentar por causa da retirada da taxa.
    Os consumidores esperam que o preço caia porque a oferta de laranjas vai aumentar por causa da da retirada da taxa.

    3)Sim, com a retirada da taxa de exportação, a tendência é aumentar as exportações, já no brasil a oferta tende a diminuir.

    ResponderExcluir
  19. 1)O determinante da demanda=preço.
    determinante da oferta= custo do insumo
    sobe o preço de equilibrio

    2)a expectativa do produtores é que o preço aumente e do consumidores é que o preço diminua

    3) Sim,A oferta de laranjas no Brasil será maior

    ResponderExcluir
  20. Janaina Castro

    1. o determinante da demanda que será afetada será o custo de insumos e expectativas.
    E o determinante da oferta que será afetado será o preço.

    2. com o fim do Antidumping os produtores esperam que o preço na caixa de laranja aumente, mas com o aumento de preço a quantidade ofertada cairá. Porém deve-se estar atento para o tipo de elasticidade no mercado de laranja.
    E os consumidores esperam que o preço caia.

    3.Sim. Com a redução nas taxas os EUA comprará do Brasil, ou seja, a exportação aumentará, consequentemente no mercado interno no Brasil sofrerá uma redução na oferta e uma aumento de preço.

    ResponderExcluir