segunda-feira, 12 de março de 2012

Mudanças no Hábito Alimentar do Consumidor de Classe Média


Segundo a revista COMERCIO & SERVIÇOS, publicação da Federação do Comercio de bens, serviços e turismo do estado de São Paulo, na ultima década vivenciou-se mudanças profundas no cenário econômico brasileiro, a classe média expandiu-se fortemente com um crescimento de 59% que elevou o total das famílias nessa classe para mais de 30 milhões o equivalente a 54% da população brasileira. A renda total da classe média evolui 52% em termos reais. O outro fator importante é o poder do consumo da classe C, que segundo a revista representa mais de 1 trilhão de reais, equivalendo a 51% de toda a renda das famílias no Brasil. Alem de consumir mais as famílias estão gastando melhor, dando um salto na qualidade de vida.
Das mudanças mais claras está o setor de alimentação; as pessoas estão comendo mais vezes fora de casa, o gasto nos bares, restaurantes e lanchonetes cresceu 26,6% entre 2003 e 2009, e o gasto com alimentação em domicilio caiu 11,4% no mesmo período. Fora o hábito, o cardápio também mudou para melhor.

Fonte: Revista, COMERCIO & SERVIÇOS nº 18 Dezembro/Janeiro 2011/2012; disponível em http://www.fecomercio.com.br acesso 09/03/2012 (15 : 46)

Questões:

1)      Qual explicação econômica das mudanças no habito alimentar citado acima?

2)      Teoricamente, qual mercado deve ter maior elasticidade-renda da demanda  - o de alimentação em domicílio ou o de alimentação em restaurantes? Por quê?

20 comentários:

  1. A maior elasticidade é no mercado de restaurantes, porque se aumentar o preço da comida em restaurantes o povo vai preferir comer em casa! Mas se aumentar o preço da comida em domicilio, as pessoas vão ter comprar pra não morrer de fome!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Tarcísio, houve um equívoco em sua explicação. A elasticidade renda será maior sim nos restaurantes, porque o aumento da renda permitirá aos consumidores comer mais vezes fora de casa, e essa variação será maior do que a de alimentação em domicílio, como sugere os percentuais apresentados na matéria. Portanto, a variação da renda vai repercutir mais fortemente na alimentação em restaurantes, em comparação a domiciliar. Mais um detalhe, a sua explicação foi para elasticidade preço da demanda, quando deveria ser para elasticidade renda. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A Explicação econômica está na elasticidade renda da demanda por restaurantes e em um dos determinates da demanda: o gosto! Mesmo sabendo que é mais caro as pessoas passaram a comer em restaurantes, até por uma questão de "status" e com o aumento da renda então, a demanda por este mercado aumentou! E realmente a elasticidade é maior no mercado de alimentação em restaurantes pois se a renda aumenta a demanda por este mercado também aumenta,pois agora as pessoas podem gastar um pouco mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Raí Rebouças Cavalcante 339950

    Houve um aumento na renda, e também no gosto dos consumidores dessa classe por fazer refeições em restaurantes,assim, com a diminuição da compra dos alimentos no domicilio, podemos considerar que a alimentação em casa, se torna um "bem inferior", pois com o aumento da renda há uma redução na demanda do mesmo. E isso explica o fato da mudança de habto desta classe.

    ResponderExcluir
  5. Rafael Dantas neves- 0319790

    1) a explicação mais simples e obvia é que houve um aumento na renda das famílias e isso fez com que gerasse uma mudança de gostos e de hábitos.

    2) a alimentação em restaurantes, porque há mais opções de escolha.

    ResponderExcluir
  6. Thamyris Medeiros 24/03/2012 0322763

    1)Percebemos que houveram grandes mudanças econômicas na última década: a classe média aumentou 59% e sua renda total,52%, e a classe C passou a ter grande poder de consumo. Portanto, as mudanças no hábito alimentar se devem ao aumento da renda dos consumidores.

    2)Apesar do aumento na procura por alimentação em restaurantes, este é o mercado que tem maior elasticidade-renda da demanda porque, num caso de queda da renda, os consumidores consideram que podem passar sem ele. Já o mercado de alimentação em domicílio tem uma elasticidade -renda baixa porque os consumidores, por mais baixa que seja sua renda, se utilizam deste mercado.

    ResponderExcluir
  7. Anderson Silva Pereira - 0322762
    1) O aumento da renda nas famílias de classe média

    2) Alimentação em restaurante, pois houve um aumento na renda das famílias e como consequência a alimentação em restaurantes aumentará. Bem normal, rendas maiores implicam aumento da quantidade demandada.

    ResponderExcluir
  8. Janaina Castro de Mendonça - 0319752
    1. Houve o aumento das familias e da renda da classe média. Outro fator importante foi o poder de consumo da classe C.

    2. O mercado que teve maior elasticidade-renda de demanda foi o de alimentação em restaurantes, pois com o aumento da renda das familias, há também aumento da alimentação em restaurantes.

    ResponderExcluir
  9. NOME: ANA KARINE MARTINS GOBIRA
    MATRÍCULA: 0319776

    1) Percebe-se que houve um aumento na renda das famílias de classe média.
    Devido a isso afetou a mudança nos hábitos das famílias. Outro fator foi o poder de consumo da Classe C.


    2) Alimentação nos restaurantes, porque como houve um aumento na renda, consequentemente haverá mais procura nesse mercado.

    ResponderExcluir
  10. Danielle N. Coutinho - Zootecnia

    1) A explicação está na Renda (determinante da demanda), bem como na Elasticidade - renda da demanda. Como aumentou a renda da população, ocorreu um aumento na quantidade demandada pelo serviço de restaurante.

    2) O mercado com maior Elasticidade - renda da demanda é o de alimentação em restaurantes, pois este é um serviço mais supérfulo se comparado com alimentação em domicílio. Ou seja, se a renda da população diminiur, a primeira medida é a redução de gastos com supérfulos. Logo, como a alimentação em domicílio é necessária, sua demanda é mais inelástica.

    ResponderExcluir
  11. Alini Mari Veira

    1- A mudança no habito alimentar das pessoas foi causada pelo aumento da renda.

    2- O mercado de alimentação em restaurante tem maior elasticidade-renda da demanda, porque é um bem supérfluo, só aumentou porque a renda das pessoas também aumentou.

    ResponderExcluir
  12. LEANNE SOARES PEIXOTO

    1. Um aumento na renda das pessoas pode ter sido o fato mais provável de ter acontecido para a ocorrência da mudança no habito alimentar.

    2. O mercado de restaurantes, pois comparado ao mercado de alimentação em domicílio seria um bem mais supérfulo.

    ResponderExcluir
  13. Heitor Silva Chaves - Zootecnia

    1- O aumento da renda da população.

    2- Alimentações em restaurantes. Pois é um bem supérfulo.

    ResponderExcluir
  14. Ana Rosa Souza

    1)Como a renda da população aumentou, estão gastando mais com supérfluos(restaurante, bares e lanchonetes), antes eles comiam mais em casa por essa opção ser mais barato.
    2)o mercado que tem maior elasticidade-renda da demanda foi o da alimentação em restaurante, pois é um mercado supérfluo, se aumentar a renda aumenta o gasto com isso e se cair a renda vai ter uma redução de gastos com o supérfluos fazendo assim ser mais elástico do que da alimentação em casa, uma vez q de uma forma ou de outra temos que comer e sai mais barato comer em casa.

    A.R.B.S.

    ResponderExcluir
  15. JOSANA CAMILA S. GOMES
    1.Essa mudança de hábito se deve ao aumento da renda das famílias.
    2.A alimentação em restaurante, por ser bem/serviço mais supérfulo que alimentação em domicílio. Quanto mais supérfulo for o bem/serviço, mais elástica é sua demanda.

    ResponderExcluir
  16. Alessandra Maia Fernandes

    0319691

    1- aumento no poder de compra da classe c,mulheres no mercado de trabalho, estabilização da inflação e maior quantidade de pessoas morando sozinhas.



    2- o mercado com maior elasticidade e o de restaurante, bares e lanchonetes.porque é um bem superfulo.A correlação negativa com as variáveis renda familiar e despesas com alimentação.

    ResponderExcluir
  17. 1- Um aumento na renda total da população brasileira fez com as pessoas tivessem maior poder de compra, pudessem consumir mais em restaurantes (o que seria considerado um bem supérfluo em comparação com alimentação em casa),levando a uma mudança de gostos dos consumidores.
    2- o mercado que irá ter maior elasticidade-renda da demanda será o de alimentação em restaurantes pois pode ser considerado um bem supérfluo caso a renda dos consumidores diminua, o consumo destes também diminui.

    ResponderExcluir
  18. 1- A explicação está no aumento da renda das famílias, principalmente na classe C. Com o aumento na renda, houve o aumento da demanda, fazendo com que as familias possam usufruir mais dos bens como restaurantes, bares e lanchonetes.

    2- O mercado que possui maior elasticidade - renda da demanda é o mercado de alimentação em restaurantes, por ser um bem mais supérfluo.

    ResponderExcluir
  19. LAIS PARENTE - AGRONOMIA

    1) o aumento da renda das famílias de classe c, assim tendo um aumento na demanda!

    2) Mercado tem a maior elasticidade, pois é um bem supérfluo.

    ResponderExcluir
  20. 1) O fato se explica pelo aumento na renda das famílias, em especial na classe C. Ao aumentar a renda, o consumidor tende a se alimentar "melhor", e bem como a querer usufruir mais de bens, os quais antes não eram viavéis, do ponto de vista financeiro; como: restaurantes, lanchonetes e bares.

    2) Quanto mais supérfluo é um bem, maior será a sua elasticidade. Assim, o mercado de alimentação em restaurantes tem maior elasticidade-renda da demanda.

    ResponderExcluir