quinta-feira, 2 de maio de 2013

Função de Produção



N6  - Agricultura moderna reduz emissão de CO2
CHAMPAIGN - Os avanços na agricultura tradicional diminuíram dramaticamente a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, em parte porque permitiram aos fazendeiros cultivar maiores quantidades de alimentos sem precisar arar regiões de terra tão amplas.
Um estudo de pesquisadores da Universidade de Stanford – o qual ganhou o apoio de muitos grupos de agricultores, mas recebeu duras críticas de ambientalistas - concluiu que os avanços tecnológicos possibilitaram o aumento da produção sem elevar as emissões de gases do efeito estufa. A principal causa desta mudança é a eliminação da necessidade de arar mais áreas de terra para acrescentar cultivos.
Os autores do estudo acrescentam que a agricultura moderna, de máxima produção, também gera problemas; eles alertam, inclusive, para os riscos de degradação do solo devido ao intenso cultivo e fertilização.
“Nesse aspecto, o do impacto climático, está claro que os avanços foram muito positivos”, disse Steven Davis, geólogo da Carnegie Institution, de Stanford, que colaborou com o estudo, “Mas há outros impactos evidentemente negativos”:
O estudo, publicado em junho pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, está sendo usado por agricultores como prova de que os ambientalistas exageram em suas reclamações.
O argumento dos ambientalistas é que o estudo apresenta falhas, se baseia em cenários irreais. Bill Freese, químico do Centro de Proteção dos Alimentos em Washington, questiona sobre os motivos que levaram à elaboração do estudo: “Parece que o único propósito disto é justificar de alguma forma a agricultura industrial”. A universidade de Stanford e a NASA foram as patrocinadoras da pesquisa.
QUESTÃO: Utilizando o conceito de função de produção, quais os benefícios da tecnologia para os agricultores?

22 comentários:

  1. O benefício é que agora com um maior nível tecnológico os agricultores aprimoraram as suas produções pois conseguem produzir mais em menores quantidades de terra.

    ResponderExcluir
  2. O beneficio seria que com essa nova tecnologia seria necessário uma menor quantidade de terra para gerar o produto final com a terra já produtora, evitando uma maior degradação e de uma área maior.

    ResponderExcluir
  3. O benefício seria que agora com um maior nível tecnológico os agricultores aprimorarão suas produções, assim evitando uma maior degradação, já que com essa tecnologia será necessário uma menor quantidade de terra.

    ResponderExcluir
  4. O benefício é que é possível os possível os agricultores produzirem mais com menos terra utilizando os novos recursos tecnológicos e sem uma maior degradação.

    ResponderExcluir
  5. O benefício é que os agricultores produziriam muito mais, apesar de uma menor quantidade de terra. Com o uso de tal tecnologia que geraria menor degradação e um maior cultivo, ou seja teria uma melhor produção.

    ResponderExcluir
  6. O uso de tecnologia seria benefício pois os produtores produziriam mais, mesmo com menos terra, e ainda traria maior produtividade, menor degradação ambiental e maior cultivo.

    ResponderExcluir
  7. O benefício seria o uso de tecnologia que proporcionaria ao agricultores produzirem mais mesmo que as quantidade inferior de terra.

    ResponderExcluir
  8. Em uma função de produção quando um dos fatores de produção é fixo "a medida que se aumenta o uso do fator variável o produto adicional decorrente do uso do fator variável é cada vez menor". Porém o que a pesquisa mostrou é que com os avanços tecnológicos na agricultura moderna foi possível diminuir a área agricutável produzindo tão quanto ou até mais em relação a áreas antes cultivadas.

    Os agricultores, segundo a pesquisa, estão tendo máxima produção em áreas menores.

    ResponderExcluir
  9. O benefício dessa tecnologia será permitir aos agricultores um maior cultivo de alimentos utilizando menores áreas de terra,diminuindo os riscos de degradação do solo.

    ResponderExcluir
  10. A pesquisa mostra que é de grande valia o uso de tecnologia para agricultores aumentarem a sua produção, sendo que produzirão mais usando menor quantidade de terra.

    ResponderExcluir
  11. O beneficio seria que com a nova tecnologia os agricultores produzirão mais com menos terra, assim a degradação será menor.

    ResponderExcluir
  12. De acordo com a pesquisa, novas tecnologias permitem que os agricultores produzam mais em uma área menor, evitando assim, maiores degradações.

    ResponderExcluir
  13. Com essa tecnologia, os agricultores são capazes de aumentar a produção, produzindo mais e utilizando menos terra, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

    ResponderExcluir
  14. com essa tecnologia, os agricultores terão a vantagem de cultivar mais em menos terra, assim resultando em um maior retorno para o mesmo, além de ser benéfico tanto para o agricultor também ajuda na questão ambiental, pois diminui a emissão de gazes do efeito estufa na atmosfera, entre outros.

    ResponderExcluir
  15. O benefício é que possibilita que agricultores produzam mais, com menor quantidade de terra, evitando que uma grande área seja degradada. Além de evitar diversos impactos ambientais.

    Nathalia Vieira C. Lima

    ResponderExcluir
  16. O uso da tecnologia trás consigo uma maior produtividade, isso implica em uma maior produção e/ou produção em uma menor área. Sendo assim, alguns custos de produção diminuirão, tornando a atividade mais lucrativa.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O benefício é a possibilidade de se produzir mais utilizando pouca terra, além de diminuir a emissão de gases participantes do efeito estufa. Desta forma forma não será necessário adquirir mais terra para garantir uma produtividade.

    ResponderExcluir
  19. Com essa tecnologia, aumenta a produtividade, sendo necessario uma pequena quantidade de terra e, fazendo assim, com que diminua a emissão de gases do efeito estufa.

    Por Aline Tiveron

    ResponderExcluir
  20. O principal benefício do uso da tecnologia à favor doa agricultores é o aumento da produção com o uso de menos terra.

    ResponderExcluir
  21. O benefício é que a partir da adesão de novas tecnológias possibilitarão o aumento da produção sem aumentar as áreas de terra para acrescentar cultivos.

    ResponderExcluir
  22. De acordo com um dos conceitos de função de produção: "indica a quantidade máxima de produto que pode ser produzida dada uma determinada quantidade de fatores produtivos e uma determinada tecnologia."
    Nesse caso, os agricultores utilizarão uma menor área cultivável para obter produtividade máxima, comparado a que utilizavam antes. Desse modo, diminuindo os custos.

    ResponderExcluir